Seguidores

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Por que 'honrar pai e mãe'?


Verso áureo: "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa: Para que te vá bém, e vivas muito tempo sobre a terra" (Ef 6:1-3).

O texto é um dos mais recitados e também dos mais usados nas pregações nas RJMs, contudo, é comum ouvirmos pais se queixando: "Ele(a) não me obedece mais".

O modelo de educação atual é mais flexível que anos atrás, talvez por ressentirem do modo que foram criados, os pais optaram por uma criação mais livre e concedem benefícios que os jovens muitas vezes não sabem aproveitar, e muitas vezes vão da liberdade para a libertinagem. Outros casos, quando os pais impõem limites, são desobedecidos desafiadoramente.

Honrar pai e mãe é agradável ao SENHOR (Cl 3:20). A família é projeto de Deus (Gn 2:24); é tarefa dos pais a educação dos filhos (Pv 22:6); honrar pai e mãe começa no reconhecimento da autoridade [divinamente concedida] que eles tem sobre nós. Honrar pai e mãe é aceitar a correção, e não se irar, quando ela é ministrada (Pv13:18).

Por fim, "dar honra significa mais do que simples respeito formal, ou uma obediência de má vontade. 'Honrar' significa, basicamente, considerar algué como de grande valor. É preciso, assim, encarar os pais como preciosos, altamente estimados e queridos. Isto envolve ter sentimentos calorosos e apreciativos para com eles. No entanto, alguns jovens demonstram tudo, menos sentimentos calorosos para com seus pais (1)". Você já beijou os teus pais hoje?

Seus pais não são perfeitos, mas tenha certeza de que já fizeram grandes sacrifícios por tua causa, e embora contrariando suas expectativas, sempre agiram pensando no melhor para você. "Vocês só reconhecerão o valor de um pai(ou mãe) quando for um(a) - repetem incansavelmente os cooperadores de jovens. É verdade, eu tenho confirmado isso; todas as noites em claro que passo fico imaginando quantas meu pais passaram por mim; e a cada resposta ingrata, quantas eu também dei.

Nem todos os lares são doces, nem todos tem pais compreensivos e nem todos são filhos exemplares. Em algumas situações pode ficar muito difícil seguir o mandamento, porém como incentivo é feito uma promessa a todos que o acatarem: "Para que te vás bem, e viva muito tempo sobre a terra".

Conclusão: Honrar pai e mãe é sábio, justo e recompensador.

(1) - Os jovens perguntam STV
 

Um comentário:

  1. respeitar pai e mãe parece ser bem difícil para nós jovens, mas temos que aceitar que eles são autoridades sobre nós.
    Cantinho da Menina Cristã (clique no perfil e visite)

    ResponderExcluir

Sua participação é sempre valiosa.