Seguidores

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Como contar a meus pais o que fiz?


Verso áureo: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv 28:13).

Meus pais vão me matar! Pegou o carro sem ordem e levou uma multa ou envolveu-se num acidente? Usou o cartão de crédito da sua mãe escondido? Emprestou a alguém, algo que seus pais lhe deram e este alguém deu fim ou estragou este algo? Usou o dinheiro das contas de água e força para comprar um tênis, talvez trocar de celular? Meteu-se em alguma enrrascada que seus pais já haviam lhe alertado? Saiu-se mal agindo à revelia e agora está se perguntado: Como contar a meus pais o que fiz?

Perdendo a confiança. É um bom momento para você refletir - Se não tivesse ‘quebrado a cara’ ou se pudesse arcar com o prejuízo, estaria tão desesperado agora? Ou só está aflito por temer as consequências? Mesmo que tudo tivesse saído como planejado, a decepção de seus pais, ao saberem, seria a mesma. Confessar a nossos pais uma situação que iremos magoá-los por termos traído a confiança que depositaram em nós, não é uma tarefa das mais agradáveis.


A melhor opção. Por isso mesmo, muitos adolescentes preferem se calar. Porém, note que as coisas não se resolveram pela maneira que vinha lidando com o assunto. Encobrir o erro não resolve o assunto, só o adia. Contar a verdade é sempre a melhor opção.

Contar é difícil, esconder é pior. Se não é fácil contar, esconder o erro se revelará mais difícl ainda. Uma: porque mentira tem pernas curtas; outra: por causa do peso na consciência - ‘os jovens que recorrem ao encobrimento muitas vezes sofrem as dores duma consciência ferida. (Rm 2:15). Seus erros podem tornar-se “uma carga pesada”, dura demais de suportar (Sl 38.4). Quase que inevitavelmente, eles se veem obrigados a enganar seus pais através da mentira, dessa forma cometendo outros erros. Seu relacionamento com Deus fica assim prejudicado’¹ - Atente para o verso áureo.

Dicas para falar. Quando não der para encarar os dois, decida entre o teu pai e tua mãe. Escolha um momento calmo e para dar introdução à conversa e receber atenção deles diga algo assim: "Papai e mamãe, tem uma coisa que está me perturbando". Nestas alturas suas mãos já estarão suando, mas agora vem a parte mais difícil - contar o erro em si. Seja humilde e conte a verdade. Não tente diminuir a seriedade do que fez, nem se faça de coitadinho dizendo que foi iludido. Termine pedindo desculpas.

Dicas para ouvir. ‘Naturalmente seus pais talvez se sintam feridos e desapontados. Assim, não fique surpreso, nem indignado, se for atingido por uma rajada de palavras carregadas de emoção! Se você tivesse acatado os avisos iniciais deles, provavelmente não estaria nesta situação. Portanto, mantenha-se calmo, escute seus pais e responda às perguntas deles, não importa como as façam’¹.

Já sabíamos! Seus pais o conhecem muito bem. Sem que tenha notado você mudou seu comportamento e eles perceberam que havia algo errado. Só estavam esperando você contar. Sem dúvida seu empenho em endireitar os assuntos causará profunda impressão neles. Quando o assunto envolver um erro grave, busque sinceramente o perdão de Deus em oração (Sl 62:8); em seguida, conte a seus pais. Eles tem experiência na vida e podem muitas vezes ajudá-lo a abandonar seus erros e evitar repetí-los. Muitas vezes se surpreenderá com a reação positiva e atitude apoiadora de seus pais. Eles sabem o filho que têm, você que se engana com relação a eles e se esquece que eles são a tua glória (Pv17:6).

Foi tolo, agora seja sábio. Todavia estaja preparado para aceitar alguma disciplina bem merecida. “O filho sábio ouve a correção do pai, mas o escanecedor não ouve a repreensão” (Pv13:1); e não se aborrece com o castigo: “E, na verdade, toda a correção, ao tempo presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela” (Hb 12.11).

Retomando a confiança. ‘Abrir o jogo’ com seus pais pode realmente ajudá-lo, e será um grande alívio tirar o assunto da mente. Lembre-se, não será a última vez que precisará da ajuda e dos conselhos maduros de seus pais. 'Habitue-se a torná-los seus confidentes quanto a pequenos problemas, de modo que, quando surgirem grandes problemas, você não tenha receio de se dirigir a eles'¹ e lhes contar o que esteja passando. A relação entre pais e filhos tem como alicerce no amor, respeito e confiança.

“Coroa dos velhos são os filhos dos filhos, e a glória dos filhos são seus pais” (Pv 17:6)










1. Os jovens perguntam (1989).

2 comentários:

  1. muito o brigado tenho 12 anos e aconteceu uma tragedia com meu celular que custou o olho da cara
    ja escondo a 3 meses valeu. jovem ccb

    ResponderExcluir
  2. Se os anjos fazem festa por um pecador que se arrepende; eu me alegro por ao menos ter ajudado um único leitor.

    ResponderExcluir

Sua participação é sempre valiosa.