Seguidores

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A grande viagem




"Quem sou eu?" - Continuação  (Ler 1ª parte)

“Se eu não for agora, talvez nunca descubra quem eu sou na verdade?” Esta é katie falando com uma senhora a quem recorria quando queria conselhos. A resposta da amiga idosa é muito emocionante: “Você é aquela que gosta de fazer passeios noturnos de charrete porque é uma dos poucos que consegue conduzí-la à noite (...) Não pense que vai encontrar lá fora o que já não encontrou aqui (...) Foi o amor que te trouxe, é o amor que está te levando (...) Então vá!”

Sair do assentamento é a pior transgressão que um amish pode cometer, é o seu 'pecado de morte'. À procura de sua mãe biológica, katie renuncia o modo de vida amish, mas ao chegar na casa da sua genitora, encontra uma impostora se passando por ela. A mãe, apesar de não ser, quer uma filha amish. Seu conflito existencial aumenta, pois a vida que abandonou alguém está usurpando. Novamente katie enfrenta o dilema de quem é na verdade: Uma inglesa ou uma amish.

Lembra muitas histórias de pessoas que abandonaram a igreja para viverem uma paixão. Anos mais tarde o cônjuge se converte ao evangelho. Toda desconsertada a pessoa volta na igreja acompanhando aquele(a) por quem a deixou. Talvez não esteja contente, mas muitos invejam o lugar que ocupa.

Quando sua mãe de criação pergunta: "O que vai dizer à ela (mãe biológica) quando a encontrar?" O coração cheio de bondade da adolescente, responde com a 'verdadeira marca do cristão' - amor e perdão: "Vou dizer-lhe: Obrigado por me permitir ter os melhores pais que uma criança poderia desejar. Seguirei minha viagem para descobrir quem sou de verdade e, mesmo que alguns não entendam, amo a toda minha congregação. Eu te amo mamãe!"

Antes de ter essa conversa e se decidir por ir embora, nossa aventureira ainda em conflito, vai à cidade, se dirige a uma loja e diz à vendedora - “Eu quero ser como você?" - que lhe escolhe umas roupas atuais. Katie faz um pequeno passeio olhando a modernidade e refletindo sobre sua vida, quando depara com outras pessoas amish, suas conhecidas e se esquiva para não ser vista.

Os costumes não nos dão a identidade de cristão, só a identidade da denominação. E nem todos os que têm seus nomes no rol de membros de uma instituição terrena, terá seus nomes escrito no Livro da Vida nos céus. Não é porque fazem parte da igreja militante que farão parte da igreja triunfante.

Mas qual é a nossa identidade como pessoa e por que está tão distorcida? Será que a culpa é toda da instituição religiosa? Porque se a igreja faz as pessoas, as pessoas também fazem a igreja. E quando a igreja é que passa por uma crise de identidade e muda seus ensinamentos, como reagem os membros, mudam também ou permanecem no que antes aprenderam?

“É semelhante ao homem que contempla no espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era” (Tiago 1:23,24).

Veja um exemplo, a CCB nasceu em berço pentecostal, sua infância foi pentecostal (falava em línguas estranhas) agora na juventude, age como uma mocinha rebelde que nega suas raízes e declara que não é, nunca foi, nada tem de pentecostal. A CCB está em transição abandonando definitivamente o falar em línguas. Quando foi a última busca de dons na sua comum (igreja local)? Se algum dia a igreja declarar que a Bíblia não é, apenas contém, a Palavra de Deus, você vai declarar isso também?

Muitos me criticam dizendo: “Você ainda não entendeu o que é esta graça?”; Outros me evitam pensando: “Este irmão não tem entendimento, não está convertido?”; Alguns me ofendem acusando: “Do jeito que fala mal da igreja deve ser um pecador de morte [adúltero]” (30º comentário anônimo em 'Transei... E agora?').
 
Eu não falo mal da igreja, eu falo bem da doutrina, porque não sigo um sistema ideológico, sigo a Bíblia – Infalível Palavra de Deus. Isto me faz pensar; falar; agir um pouco diferente que a maioria na igreja, mas não errado. Não fui eu que não entendi o que é esta graça (referindo a CCB) foram os que me disseram isto que não entenderam Quem é a Graça, e que este título não pode ser usurpado e que esta coroa é muito pesada para uma igreja carregar.

Por que não deixa a Congregação? - poderá alguém me perguntar. Eu não penso como a maioria que vê uma igreja ideal, para mim: "A CCB não é a única igreja certa; mas é certo que a CCB é uma igreja única". O que proponho não é deixarmos a igreja e sim uma ideologia para fazermos uma igreja melhor: mais evangélica; mais pentecostal; mais cristã, mesmo que isto custe nossa marginalização no grupo. Mas pode ser que de alguns teremos a admiração.

Moisés sabia quem era, sua adoção lhe tornava um príncipe, porém foi maior homem depois que renegou a grandeza da sua posição egípcia. A libertação dos hebreus não veio pelo príncipe, mas pelo escravo; não veio pelo nobre, veio pelo plebeu.

"Moisés sendo já grande recusou ser chamado filho da filha de faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado, tempo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito... Pela fé deixou o Egito, sem temer a ira do rei" (Hebreus 11:24-27)

O filme “O Segredo” (The Shunning) termina com a cena de um ônibus de partida tomando a estrada. Nele está katie seguindo numa viagem ao desconhecido porque jamais, em seus vinte anos de vida, havia saído do seu pequeno mundo amish. Que surpresas a aguardam e quais serão suas descobertas? Quer ser um cristão verdadeiro sem máscaras? Você tem coragem de subir neste ônibus? Então, prepare-se para uma aventura... Sua jornada vai começar!

"Seguirei minha viagem para descobrir quem sou na verdade.
E mesmo que alguns não entendam, amo toda a minha congregação"
(Katie Lapp)

 FIM

Este post encerra a série "Qual é o teu segredo?"

Leia os outros textos da série:

Leia outros pensamentos sobre "Quem sou eu?"
Quem sou eu?

Quando eu me pergunto quem sou eu, sou o que pergunta ou o que não sabe a resposta?
 (Geraldo Eustáquio)

"A única verdade é que vivo.
Sinceramente, eu vivo.
Quem sou?
Bem, isso já é demais...."
(Clarice Lispector)


Sou uma pessoa feliz,
Amo muito a vida
E dela sou aprendiz;
Tenho várias paixões,
Mas, como qualquer um,
Possuo imperfeições;
Se os caminhos desta vida
Ainda não sei de cor,
Pelo menos busco,
A cada dia,
Tornar-me alguém melhor.
(Dennys Távora)

 
Eu triste sou calada
Eu brava sou estúpida
Eu lúcida sou chata
Eu gata sou esperta
Eu cega sou vidente
Eu carente sou insana
Eu malandra sou fresca
Eu seca sou vazia
Eu fria sou distante
Eu quente sou oleosa
Eu prosa sou tantas
Eu santa sou gelada
Eu salgada sou crua
Eu pura sou tentada
Eu sentada sou alta
Eu jovem sou donzela
Eu bela sou fútil
Eu útil sou boa
Eu à toa sou tua. 
(Martha Medeiros)
 
Não sei quem sou, que alma tenho.
Quando falo com sinceridade não sei com que sinceridade falo.
Sou variamente outro do que um eu que não sei se existe (se é esses outros)...
Sinto crenças que não tenho.
Enlevam-me ânsias que repudio.
A minha perpétua atenção sobre mim perpetuamente me ponta
traições de alma a um carácter que talvez eu não tenha,
nem ela julga que eu tenho.
Sinto-me múltiplo.
Sou como um quarto com inúmeros espelhos fantásticos
que torcem para reflexões falsas
uma única anterior realidade que não está em nenhuma e está em todas.
Como o panteísta se sente árvore (?) e até a flor,
eu sinto-me vários seres.
Sinto-me viver vidas alheias, em mim, incompletamente,
como se o meu ser participasse de todos os homens,
incompletamente de cada (?),
por uma suma de não-eus sintetizados num eu postiço."
(Fernando Pessoa)

Quem sou eu?

Eu às vezes não entendo!
As pessoas em um jeito
De falar de todo mundo
Que não deve ser direito.

Aí eu fico pensando
Que isso não está bem.
As pessoas são quem são,
Ou são o que elas têm?

Eu queria que comigo
Fosse tudo diferente.
Se alguém pensasse em mim,
Soubesse que eu sou gente.

Falasse do que eu penso,
Lembrasse do que eu falo,
Pensasse no que eu faço
Soubesse por que me calo!

Porque eu não sou o que visto.
Eu sou do jeito que estou!
Não sou também o que eu tenho.
Eu sou mesmo quem eu sou!
(Pedro Bandeira)


Gostaria de dizer para você que viva como quem sabe que vai morrer um dia, e que morra como quem soube viver direito.
Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.
Mas, se eu morrer antes de você, acho que não vou estranhar o céu.
"Ser seu amigo, já é um pedaço dele..."
(Chico Xavier)

A criança que fui chora na estrada.
Deixei-a ali quando vim ser quem sou.
Mas hoje, vendo que o que sou é nada,
Quero ir buscar quem fui onde ficou.
(Fernando Pessoa)

Alguém passando pela vida e deixando uma trilha
Quem vier depois de mim, seja esperto e vá por outro caminho;
Descobrir-se, aventurar-se... isso é viver!
Seguir os outros... isso é apenas existir!
(Alessandre C. F.)



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é sempre valiosa.