Seguidores

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A letra que mata e a Palavra que vivifica




"As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite porquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?" (Salmo 42:3)

Reunião de mocidade (encontro ou congresso de jovens) é uma ocasião solene e festiva que congrega os jovens da igreja de diversas localidades com o objetivo secundário - talvez primário - deles se conhecerem, formarem amizades e atarem namoro.

Qual de nós que olhando para aquela multidão de rostos juvenis, vistosos e sorridentes poderia imaginar que muitos deles ao chegarem em suas casas, ou ficarem sozinhos, terão seus semblantes alterados e seus sorrisos convertidos em lágrimas.

‘Pequei de morte?’ ‘Será que ainda sou crente?’ ‘Ainda resta esperança e salvação para mim?’ São algumas das perguntas que se fazem – e me fazem – por terem cometido algum erro, geralmente de natureza libidinosa.

“Porque estás abatida, ó minha alma, e porque te pertubas em mim" (Salmo 42:5) "Tristezas de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombram. Tristezas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam” (Salmo 18:4-5).

O que lhes causa tanta tribulação é a sentença de morte declarada pelos ensinamentos da igreja para os que tais atos comentem. O ensinamento é uma interpretação da doutrina bíblica, eles estabelecem as regras de condutas e a norma eclesial que nos disciplina conquanto membros.  Se a bíblia é a Palavra, o ensinamento é a letra.

Realmente não podemos banalizar o pecado e nossos atos têm suas conseqüências, do mesmo modo, não podemos diminuir a graça que recebemos e pela qual fomos justificados. Como perguntam se ainda lhes resta salvação, provavelmente não entenderam o que é a salvação:

Salvação não é prêmio por uma conquista ou recompensa que fizemos por merecer; não é resultado de boas obras: “Não vem das obras para que ninguém se glorie” (Efésios 2:9); não é um conhecimento adquirido ou um segredo que desvendamos; não é uma mercadoria exclusiva ou um produto patenteado de alguma denominação.

A salvação é uma obra profética de amor que desde a eternidade previu nossa queda e preparou um caminho de redenção. Mas, O Pai, O Filho e O Espírito Santo conjurados guardaram isto em segredo até que “O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas gerações foi manifesto aos seus santos” (Cl 1:26). É a inesperada, imerecida e constrangedora resposta de Deus, Pai de amor, à nossa ofensa para com sua santidade. Tão grande ofensa que trouxe tão grande culpa que necessitava de uma tão grande salvação.

“Óh, feliz culpa que mereceu tão grande Redentor; que para salvar o escravo sacrificaste o Filho” (Pregão Pascal)

A Bíblia nos apresenta esta “tão grande salvação” (Hb 2:3) como um dom (presente) de Deus. Os efeitos da salvação são muito amplos. Mesmos nós, crentes em Jesus, que já desfrutamos das bênçãos dessa maravilhosa graça e conhecemos na prática algo de seu valor, muitas vezes não damos conta da sua magnitude e verdadeira grandeza.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2:8)

A salvação é um conjunto de benções que opera no pecador: O perdão; a justificação; a redenção; a santificação; a regeneração; e vivificação. A salvação é imediata e ao mesmo tempo progressiva porque é um processo que vai terminar no céu.

A graça é imensurável, mas para dar força à letra; à sua interpretação; ao ensinamento da sua razão, o homem restringiu a graça. Enquanto a denominação nos apresenta uma graça medíocre, que tem limite, vencida pelo pecado; o evangelho que é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Rm 1:16), nos fala de uma graça maravilhosa, imarcescível e superabundante.

“Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça” (Romanos 5:20)

Estes jovens estão em dúvida - alguns sem esperança - porque o zelo denominacional os fez aceitar o pesado jugo eclesial e tornaram-se escravos de uma ideologia humana que diz que a graça só vai até o ‘pecado de morte’ que segundo a interpretação é a fornicação. Por não suportarem o fardo  estão cansados e vivem o dilema que lhes esvai a esperança: “O que fiz foi fornicação; Terei salvação?”

Aliviai-vos: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:29,30)

Na reunião de mocidade buscaram com risos alguém para namorar, ficaram felizes quando encontraram, depois procederam lascivamente (exibiram a nudez; masturbaram-se mutuamente; simularam o ato sexual, etc), e agora sentem pesar porque o namoro não foi santo e, pelo acusador, são atormentados dia e noite: "Não és mais crente; Este não é o seu lugar; Pecaste de morte"

"Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu estava em meio aquela multidão. Fui com eles  à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a mocidade que festejava" (Salmo 42:4*)

Alguns deles mantiveram relações sexuais e, de fato, fornicaram. Este é um pecado grave, segundo a interpretação: ‘de morte’; A sentença segundo a letra: ‘morte’. A esperança dos que seguem a ideologia morre, e o crente que fora vivificado (Ef 2:1,5) agora está morto e não sente mais a presença de Deus.

A graça não pode romper a barreira da fornicação? O poder do evangelho (Rm 1:16) não pode fazer brotar a esperança que murchou e se esvaiu? É isto o que a Bíblia diz?

A Bíblia me diz: “Bendito seja o Deus que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança... para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível [que não se pode murchar]” (1 Pedro 1:3,4); O evangelho reforça ainda que fomos “de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível: pela Palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre” (1 Pedro 1:23).

A graça excede a lei; A Palavra sobrepuja a letra.

Enquanto a lei determinava que perdoássemos sete vezes nosso irmão, o Senhor Jesus disse para perdoarmos setenta vezes sete (Mt 18:22). Se isto cabe a nós qual é a oferta de perdão Dele?

Durante o sermão “O escândalo da graça”, o pastor Marcos Feliciano pregou: “A Bíblia apresenta 370 (trezentos e setenta) classes de pecado. Porém na Bíblia foram feitas 8000 (oito mil) promessas de perdão”. Eis aqui uma: “Porque sete vezes cairá o justo (ou setenta vezes sete), e se levantará” (Pv 24:16).

O Senhor Jesus deixou na tua conta 490 (quatrocentos e noventa) perdões. Se você cometer todos os pecados (370 segundo aquela pregação) te sobrará uma gordurinha, um saldo positivo de 120 (cento e vinte). Mas este primeiro depósito é somente um sinal ou uma mesada porque a Palavra penhorou “8000 (oito mil) promessas de perdão” para o teu resgate. Aleluia!

Pergunto: “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? Quem nos condenará? Quem nos separará do amor de Cristo Jesus nosso Senhor?” (Rm 8:33,34,35).

A Bíblia não é livro de acusação; Ela é a tua defesa e o Senhor Jesus, o teu advogado (1 Jo 2:1).

A condenação de morte foi revogada, se temia o carrasco, adore o Salvador. Ele arrancou a sentença assinada pela letra das mãos do teu acusador, rasgou e o fez engolir. A dívida que teus credores exibiam em público te humilhando foi paga e a fatura carimbada “quitado” foi pendurada no alto. Teu nome está limpo – “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Portanto, ninguém vos julgue...” (Colossense 2:14,15,16)


O evangelho me salvou; a graça me perdoou; a Palavra me libertou (Cl 1:13). Portanto, “estais, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão” (Gálatas 5:1). “Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs subtilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo (Cl2:8).

Por meio do evangelho descobrimos que a justiça de Deus se faz de fé em fé (Rm 1:17). A mesma fé que te matou para o mundo e fez viver para Cristo, é a mesma  fé que deve usar quando a ‘letra’ o acusa e quer ter matar e separar de Cristo. A salvação não precisa da aprovação dos ensinamentos e nem é validada pela letra, ela é dom de Deus que vem pela graça;  e temos entrada a esta graça pela fé (Rm 5:2).

Fornicação como pecado de morte é uma doutrina nascida da interpretação humana – Digo isto não para que pequeis, mas para que vos consoleis na esperança da salvação. O verdadeiro pecado de morte é a apostasia, o abandono da fé; É deixar de crer na salvação em Jesus Cristo. Ele é a graça; O mistério que esteve oculto; O caminho que estava preparado desde a fundação do mundo. Por isso:
“O justo viverá da fé; E, se ele recuar (apostatar), a minha alma não tem prazer nele” (Hb 10:38).

Dizem que "a esperança é a última que morre". Digo-vos: A letra só pode matar, se a esperança morrer! Enquanto haver fé, a graça agirá e a Palavra vos vivificará.

Regozije-se: O que me consola na minha angústia é isto: que a tua Palavra me vivifica” (Salmo 119:50**)



* contextualizado
** versão revista e atualizada

21 comentários:

  1. Irmão Ricardo, a paz de Deus!
    Admiro o seu blog, muito tem me ajudado, mas confesso que nesta publicação ficou uma dúvida, o que tem dito neste post é para aqueles que já batizados são ou para os que ainda não são?!
    Deus que o abençoe! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Destino e dedico o texto aos que já são batizados.
      Sei que isto vai contra o que é ensinado nos púlpitos, mas eu não me contento com uma ideologia, eu me deleito na doutrina.
      A graça de Jesus é infalível e imensurável. A graça é o próprio Cristo - o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
      Seu amor nos constrange a permancer na esperança da salvação.

      Este post foi para responder a um moço que até falou em tirar sua vida - o dom mais precioso de Deus. Ele listou, a meu pedido, alguns versículos que supostamente o condenamvam; para ele escrevo:

      "A Bíblia não é livro de condenação, ela é nossa defesa"

      Quando o(s) acusador(es) perguntar zombando: "Onde está o Teu Deus?";
      O Senhor Jesus nos confortará perguntando: "Onde estão os teus acusadores?"

      Excluir
  2. II Pedro 3:9

    "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se."

    ResponderExcluir
  3. Irmã gostei muito do post porém, Ficou Uma Dúvida sobre o seguinte argumento, e mesmo aqueles que (exibiram a nudez; masturbaram-se mutuamente; simularam o ato sexual)[...]
    e como se estivesem pecado? e quando se arrependem do que fizeram e tentão evitar pois sabem que é errado?

    Deus que abençõe..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Demos uma avança de sinal da pesada"; "Fomos um pouco longe de mais"; "Estávamos em pé, levantei um pouco a saia dela e começei a fazer nas coxas"; "...deitados em um coxão na sala, ficamos a noite inteira acordados, e nos masturbamos"; "Fiz sexo oral com o meu noivo e me arrependo muito"; "Fizemos sexo oral, eu nela e ela em mim".

      Estas são algumas confissões compartilhadas por correspondentes do blog. Todos eles finalizaram perguntando assim:

      "ISTO É FORNICAÇÃO E PECAMOS DE MORTE?"

      Parte disso é. Parte ficou meio convencionado chamarmos de LASCÍVIA, que é pecado do mesmo jeito e o relacionamento saiu da categoria de 'namoro santo'. Mas, segundo o raciocínio deles, o que temem é:

      "SE FOR FORNICAÇÃO, LOGO PEQUEI DE MORTE; NÃO SOU MAIS CRENTE; NÃO HÁ MAIS SALVAÇÃO PARA MIM..."

      Qualquer pecado não confessado; não perdoado gera a morte. Ou seja, não existe pecadinho e pecadão. O veneno da filha cobra coral é tão mortal quanto o veneno da sua mamãe cobra coral. Mas segundo a "letra", o ensinamento, a ideologia do homem, o adultero e fornicação somente são mortais e imperdoáveis - isto não é bíblico!

      O único pecado sem perdão é a blasf~emia contra o Espírito Santo, a profanação do sangue do cordeiro e o abandono da fé em Cristo como nosso único e suficiente salvador. Essa rebelião deliberada, tudo isto resume-se em um palavra - APOSTASIA.

      Se a vossa confiança estiver em Cristo, e verdadeiramente estiverdes arrependido, Ele vos perdoará dizendo:
      "Vai e não peques mais".

      Excluir
  4. É triste, triste saber o quanto o ministério gruda no pé de moços e moças que de uma maneira ou de outra cometeram lascívia. A chantagem emocional, e coloco aqui tbm a espiritual é tão grande que a pessoa entra em desespero, em conflito interno. Pelo amor de Deus, dizer que o Pai não te quer mais dentro da igreja é pecado (de morte? acho que sim). O jugo de Deus é suave, os homens é o que torna um fardo

    ResponderExcluir
  5. ApdD
    Irmão eu e minha esposa, quando eramos noivos passamos por isso, teve vezes q eu e ela chegavamos a nos agarrar, e trocas de caricias, porem nunca passou disso, ate então eu nao ficava com peso na consiencia por achar q era ate normal, mas esses dias eu achei seu blog e outros e li e vi q isso tbem pode ser considerado fornicação? eu não imagina q isso podia ser considerado grave, nos nos casamos e Deus abençou. Nos nunca chegamos a fazer nenhum tipo de sexo, (Nem anal, nem oral nem nos masturbamos)porem eu e ela tinhamos uma certa libertada, vc acha q isso era normal? (Nunca passamos das caricias)

    ResponderExcluir
  6. Eu sou o anonimo ai de cima, esquece de perguntar.
    Vc acha q nos cometemos fornicação?

    Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão 'Anônimo' se for fornicação mudará algo na sua vida ou consciência?

      Suponhamos que a resposta seja 'sim', então sobrevirá uma grande culpa e correrá nos pés do Senhor: "Pai perdoa-me porque pequei, já não sou digno de ser chamado seu filho".

      Se a resposta for 'não' (não é fornicação), então lhe virá um alívio: " Ufa, Ainda bem!Fou graças a Deus que fui tentado mas me guardou e livrou-me do pecado".

      Lascívia não é fornicação - Não comemore ainda!
      Lascívia é tão mortal quanto - Ficou preocupado?
      Fornicação não é mais grave que mentir, roubar, trapacear, etc - Ficou confuso? Explico:

      IDEOLOGIA HUMANA (DOUTRINA CCB) - fornicação e adultério são pecados imperdoáveis. Quem cometê-los jamais terá o perdão de Deus. Os outros pecados são apenas 'erros' ou 'falhas' nem precisa perdir perdão.

      DOUTRINA BÍBLICA - Xingar e fornicar é pecado do mesmo jeito. Não existe pecadinho e pecadão. Todos matam se não forem confessados e perdoados. O pecado que não é possível ser tratado é a apostasia, uma rebelião deliberada contra Deus onde a pessoa acaba blasfemando ou profanando aquilo ou Aquele que é Santo.

      Resposta prática e direta: Vocês não cometeram fornicação e, possivelmente pecado nenhum, essa "certa liberdade", dependendo do grau de compromisso assumido, é apropriada. Só não posso dizer que foi um namoro santo, consagrado a Deus, pelo qual o Senhor foi louvado.

      Excluir
    2. Gostei muito do seu blog, muito esclarecedor.
      Porem eu acho que esses assuntos deveriam ser falado nas reunião da mocidade. Eu nasci na graça tenho mais de 10 anos de batizado e nunca tinha ouvido falar sobre a lascivia. Quando eu era auxiliar de jovens ja vi irmãozinho para de congregar por ter se masturbado sozinho e ele muito atribulado contou para um irmão, e esse irmão falou q ele tinha pecado, esse irmãozinho perdeu as forças de congregar. Pelo que eu entendo um simples beijo pode ser considerado uma lascivia dependedo da intecidade do beijo, eu tambem acredito q lascivia nao seja fornicação.

      Deus abençoe.

      Excluir
    3. A paz de Deus ricardo
      Isso aconteceu comigo tbem no meu noivado (Colocamos a mão nas paretes intiamas um do outou, mas nunca passou disso), mas agora fui apresentado para cooperador de jovens e isso fica me acusado.
      Vc acha q deve aceitar o ministerio?
      "Anonimo"

      Excluir
    4. Sim! Também deve encontrar uma forma (linguegem apropriada)de falar sobre esses assuntos com a mocidade.

      O Senhor seja contigo e abençoe grandemente o teu ministério.

      Excluir
  7. Irmão eu e minha noiva meio que por um deslize, fizemos uma simulação do ato sexual vestidos, ela ficou muito mal depois que isso aconteceu e prometi para mim mesmo que não queria vela mais daquela maneira, e que não iriamos fazer mais isso.. Agora tento evitar ao maximo pois me senti muito mal ao vela daquela forma..

    e ficou a Duvida Nos PECAMOS??

    precisso da sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pecaram sim, mas não fornicaram, pedi perdão a Deus e bola para frente, e ve se case rapido pq um abismo puxa outro, case e seja feliz e sirva a Deus.
      Juízo meu filho

      Excluir
    2. Fornicação e so quando o ato e consumado, mas tomem cuidado para nao irem mais longe.
      Deus abençoe

      Excluir
    3. Concordo com o "anônimo" acima, mas peço que ao responder coloque uma assinatura para não confundir o leitor dando a impressão que fui eu quem respondeu.

      Excluir
  8. Deus que vos abençoe a todos..
    A Paz de Deus...

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso! Toda vez que leio esse texto me emociono... O irmão tem uma sabedoria muito grande, quem dera se tivesse mais pessoas como você na Congregação Cristã...
    É uma alegria indescritível saber que Deus, nosso Papai, nos ama tanto assim, saber que a lei foi morta e vive a graça, que já fomos salvos pela sua infinita misericórdia.. =)
    A paz de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Ricardo,
    Navegando pela net encontrei vc. Não conhecia os seus textos. Além de um domínio discursivo, vc adquire muito conhecimento. Imagino que não tenha outra maneira de falar com você. Então, começarei por aqui.
    Com 12 anos Deus me chamou nesta graça, com 14 anos sofri um abuso do meu patrão(tbm crente) E sai como ruim da história ( resumindo).
    Sofri muito dentro da igreja sem dever um fio de cabelo se quer, mocidade afastou, irmãos do ministério julgavam, até que foi decidido que eu ficaria com a liberdade religiosa no culto de Jovens e ele não tocaria mais.
    Bom até isso ser resolvido se passaram praticamente 1 ano e meio. Estou assim até hoje...desanimei muito, minha família tbm...a família do outro lado ameaçou a contar o que houve a região para que eu não arrumasse namorado.
    Mas cheguei a ficar com Algumas pessoas e não deu certo.
    Um dia fui em eu reunião e conheci um irmao muito usado por Deus. Comecei a conversar com ele ficamos muito amigos e ele disse quer algo comigo e eu decidi que era hr de contar o tinha acontecido comigo e minha situação perante a igreja. Contei passou dois dias ele disse que isso atrabalharia na carreira dele espiritual.
    Aquilo foi um baque para mim...sempre respeitei a doutrina, e a defendi...nunca perdi um culto msm nesta prova.
    Mas com este baque fraquejei. Indo trabalhar em uma escola encontrei um moço, diferente dos outros e enfim, começamos a namorar...contei o que houve na minha vida. Entendeu e compreendeu. Daqui a dois meses completamos 1 ano de namoro somos noivos, transei com ele. Não resisti...Já não orava mais, e dei muita liberdade, aconteceu. Hj eu e ele conversamos sobre isso e nós dois não queriamos que isso acontecesse naquele momento entende?! O pai dele é de outra doutrina, ele conhece a minha. Eu o amo e ele me ama. Não consigo ficar sem ir a igreja, Deus e Jesus é tudo pra mim. Não tenho ministério e não Contarei a meus pais pelo simples motivo de palppa-los de mais um sofrimento. Não sei o que pensar...quando me ajoelho só consigo pedir perdão e orar o pai nosso, pedir algo além disso não consigo...
    Essas frases que descreveu aí em cima atormentam minha cabeça, mas penso que ainda posso ter esperança pelo perdão no último dia.
    Ouvi um cooperador dizer que se ouve fornicação com o seu marido Deus pode perdoar, pois foi com ele. O que vc diria te toda esta história?! por favor preciso de sua opinião! Um abraço Deus te abençoe apdD

    ResponderExcluir

Sua participação é sempre valiosa.